Nas remodelações, especialmente as de cozinhas, as ilhas têm sido quase sempre um requisito. Contudo, nem sempre é fácil cumprir todos os pedidos do cliente e enquadrar uma ilha num espaço por vezes já pequeno é sem dúvida um desafio sem igual!

Neste post, vamos mostrar-lhe algumas ideias de cozinhas com ilhas, esperando que o inspire e ajude na criação do seu projeto.

 

1 – Incorpore todos os materiais

A harmonia deve imperar em qualquer projeto de design de interiores. Na cozinha, claramente que o equilíbrio nos materiais não pode faltar. Sugerimos que use a mesma opção tanto nos armários principais, como na ilha. Pode fazer uma inversão ou então manter o mesmo esquema.

Já em termos mais técnicos, aconselhamos a que opte por armários de MDF hidrófugo e tampos de cerâmica. O MDF pode ser acabado nos mais diversos lacados e folhas de madeira. As cerâmicas, por sua vez, existem nas mais diferentes configurações, imitando as pedras naturais, e apresentam uma maior resistência, durabilidade e fácil limpeza.

Descrição da imagem: Projeto de cozinha com ilha, em preto e dourado e tampos em cerâmica.

 

2 – Estenda o tampo até ao pé da ilha

Se o desafio que tem pela sua frente é uma cozinha de área pequena, uma forma de dar leveza e movimento ao espaço é alongar o tampo até ao pé, prolongando-se este para a lateral da ilha. Deste modo, não cria um corte tão abrupto do material, ao mesmo tempo que propõe movimento e leveza à divisão. Um truque essencial para quem quer criar cozinhas com ilha!

Descrição da imagem: Projeto de cozinha com ilha, com prolongamento do tampo de cerâmica carrara até ao chão.

 

3 – Pense no flow do espaço

Pensar na funcionalidade dos espaços é do mais importante no design de interiores. Numa divisão como a cozinha, esta preocupação não pode nunca estar em falta. É imperativo perceber as necessidades do cliente e como facilitar a utilização do espaço. Configure a cozinha tendo em conta os corredores de passagem, onde se encontra o fogão, banca, forno e outros eletrodomésticos de uso intensivo. Um briefing exaustivo pode salvá-lo de várias alterações que o cliente possa vir a pedir.

Descrição da imagem: Projeto de cozinha com ilha, focado no flow do espaço, em madeira e tampo de cerâmica.

 

4 – Preocupe-se com a funcionalidade

A funcionalidade não se prende apenas com a localização dos eletrodomésticos, mas também com as demais necessidades, como a arrumação. Em quase todos os briefings, entendemos que os clientes querem uma cozinha com ilha, mas gostavam também de ter mais local para armazenar os utensílios e os alimentos. Para além disto, dão primazia a que tudo fique escondido dentro de armários ou com portas que dão esse efeito. Desta forma, a cozinha parecerá sempre arrumada e harmoniosa.

Descrição da imagem: Projeto de cozinha com ilha, focado na arrumação. Em lacado mate cinza escuro e cerâmica Carrara.

 

5 – Aumente os lugares sentados com uma zona de pequeno-almoço

Ainda que a ciência nos diga que a refeição mais importante do dia é o pequeno-almoço, em quase todas as famílias há uma tendência em fazer desta uma refeição rápida. Como tal, estar perto dos utensílios, eletrodomésticos e alimentos necessários é uma mais-valia para quem leva uma vida de corre-corre e é algo que uma cozinha com ilha permite. Sugerimos que integre na ilha uma zona de bar de pequeno-almoço, para que, ainda que curta, esta se possa tornar numa refeição agradável.

Descrição de imagem: Projeto de cozinha com ilha que incorpora um bar de pequeno-almoço destacado por secção em madeira.

 

Que tal, sente-se inspirado para os seus projetos de cozinha com ilha? Esperamos que sim. Contudo, aconselhamos ainda a que se inspire-se com as criações de outros colegas e, porque não, juntar-se àqueles que admira?

No nosso blog encontra muitas outras dicas sobre as diversas divisões da casa e como desenvolver os seus projetos. Não deixe de se inscrever na nossa newsletter, no rodapé, para se manter a par de todas as novidades!