O papel de parede está de volta à vanguarda do mundo do design de interiores. Este revestimento de parede tem tido cada vez mais destaque nas criações dos designers de interiores: seja para renovar, esconder um determinado acabamento ou personalizar um pequeno espaço.

A regra de ouro é prezar pela harmonia: ao fazê-lo de forma adequada, poderá usar este elemento decorativo em diferentes divisões. Quer saber como? Conheça algumas das dicas que temos para si!

Descrição da imagem: quarto em tons de verde e bege com papel de parede de padrão de pássaros.

 

O que precisa de ter em conta na Escolha do Papel de Parede

  • Os revestimentos de parede representam um investimento mais elevado que o uso de tinta, por esta razão deve “namorar” as amostras antes de “casar” com o rolo inteiro.
  • O erro mais comum ao selecionar um papel de parede está em não se considerar a escala do padrão que se deseja usar. Assim, deve ter sempre em conta como a escala do mesmo se relaciona com o local onde o aplicará e como se conecta com os restantes elementos da decoração.
  • Pense a longo prazo: onde, por quem e como será utilizado.
  • Caso esteja a decorar uma área com mais requisitos, como uma casa de banho, ou cozinha, certifique-se que o modelo escolhido pode suportar a atividade e limpeza necessária do espaço.

 

Os Locais favoritos dos Designers de Interiores

As paixões variam: os espaços de menor dimensão, como casas de banho, cozinhas, marquises, entre outros, costumam ser um espaço de eleição para muitos designers de interiores. Estas áreas exigem elementos únicos e diferenciadores como a textura ou padrão que não são possíveis através da pintura.

As divisões mais amplas, como é o caso das salas de jantar, halls de entrada ou quartos são, também, uma fonte de atração para os profissionais da área. A solução nestes locais passa por colocar o papel no teto ou numa só parede dando destaque a essa zona da divisão.

Caso o espaço tenha elementos decorativos com cores fortes ou muitos padrões, poderá forrar todas as paredes com um papel de cor neutra ou uma estampagem subtil. Uma das marcas de luxo de papel de parede é a Phillip Jeffries. Esta marca vai trazer-lhe inúmeras possibilidades para os seus projetos através de estampagens verdadeiramente distintas.

Descrição da imagem: sala de estar por Mi Designer Styling com papel de parede Flight de Phillip Jeffries

Sala de estar por Mi Designer Styling com papel de parede Flight de Phillip Jeffries.

 

Tipos de Papel de Parede

 

Celulose

Este é o tipo mais tradicional deste revestimento de parede. É apenas composto por fibras de celulose e, portanto, o mais frágil de todos os tipos de papel. A durabilidade é de cerca de 5 anos e a limpeza tem de ser muito suave com um pano macio e seco. Contudo, é provavelmente o modelo que apresenta mais variedades e preços mais atrativos.

Descrição da imagem: hall com consola de vidro e ferro e papel de parede de celulose com padrão geométrico

 

Vinílico

O papel vinílico ou de vinil é composto por PVC e essa composição traduz-se em alta durabilidade e, consequentemente, a escolha ideal para áreas de grande circulação, com humidade e com incidência de luz natural. Esta tipologia também permite que seja lavado com um detergente neutro e uma esponja macia.

Descrição da imagem: quarto de banho com parede revestida a papel de parede vinílico de padrão floral

 

Acetinado

Dada a sua composição, esta é a melhor opção caso esteja a decorar um espaço que vá ser frequentado por pessoas com alergias ao pó. A sua textura de cetim reduz a acumulação de resíduos e tem, ao mesmo tempo, um toque bastante suave. Caso a sua criação seja um quarto infantil, por exemplo, esta será uma ótima escolha.

 

TNT

O nome fala por si: tecido não tecido. A sua composição de fibras de poliéster e celulose permitem que este revestimento tenha o aspeto e textura de tecido e parede. Pode ser aplicado também em áreas com humidade e limpo com um pano húmido.

Descrição da imagem: entrada de restaurante com consola e espelho e papel de parede tnt

 

Veludo

O veludo transmite uma sensação de requinte, ideal para decorações no estilo clássico. Dada a sua delicadeza é recomendado que este tipo de papel não fique exposto ao sol.

Quanto à limpeza, deve ser feita através de um aspirador.

 

Papel de Parede com Pedras prensadas

Este é o modelo mais diferenciado dado que é composto por pedras prensadas na superfície, tal como mica. Apesar da sua beleza, apenas poderá ser utilizado em áreas secas e limpo com um espanador.

 

Como vê, decorar com papel de parede não é difícil e hoje existem inúmeras soluções. Continue a trabalhar a sua criatividade e a oferecer as melhores soluções aos seus clientes, seja para um quarto de luxo, ou com elementos diferenciadores como os carrinhos de chá. Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e que visite o nosso website para mais dicas e inspirações!