Uma das decisões que tem de tomar quando está a pensar na decoração de interiores da sua casa é a forma como a vai vestir, ou seja, qual tecido escolher. São tantas as opções que o mercado oferece que pode-se sentir um pouco assoberbado e até perdido no momento da escolha. Procura sofisticação, resistência e precisa até de ter um cuidado especial para alguém quem tem alergias? Nós esclarecemos tudo. Fique a saber como escolher o tecido ideal para a sua decoração.

 

O tecido ideal para o seu sofá e cadeirão

O sofá e o cadeirão são os elementos chave na decoração de interiores de uma sala de estar e a escolha do tecido terá muita influência no tipo de ambiente que irá criar.

Quando procura uma decoração mais sofisticada, o tecido que vai escolher para estes dois móveis poderá fazer toda a diferença. O veludo, por exemplo, é um tecido que transmite muita sofisticação e, além disso, é bom para ambientes mais frios.

O suede é um dos tipos de tecido mais usado atualmente em sofás. Feito de poliéster é ideal para quem procura conforto acima de tudo, proporcionando um toque extremamente macio. Este tecido é de baixo custo, muito confortável e tem uma vasta possibilidade de estampagem. No entanto, devido à sua capacidade de absorção, pode ficar facilmente sujo e manchado, pelo que para quem tem crianças poderá não ser a melhor opção. Não obstante, se ficar apaixonado por este tipo de tecido existem opções com tratamento anti-mancha que podem ser uma excelente solução.

Caso tenha crianças em casa, o melhor será optar por um tecido de couro que, além de ter uma boa resistência, é adaptável a temperaturas de quente e frio, e fácil de higienizar!

Agora, não podemos deixar de lhe dar um conselho mais técnico: tenha atenção à resistência do tecido! E como obter esta informação? Procure nas especificidades pelo martindale e assegure-se que o valor deste indicador é de pelo menos 40.000.

O cadeirão Callie da Jetclass, além de ter uma presença sublime, dá-lhe a possibilidade de escolher qual o tecido que prefere e combiná-lo com materiais como a madeira e o aço inox.

Cadeirão Callie | Mesa de Apoio Bleau

 

Como escolher o tecido ideal para a sua cama

Se pretender uma cama estofada é muito importante ter em conta não só a sua decoração de interiores, como também as suas necessidades. Isto é, se gosta de ficar a ler um livro, se tem por hábito ter os seus animais de estimação consigo na cama, se tem alergias e, claro está, os seus gostos.

No caso de gostar de veludos, tenha em consideração que são tecidos por norma mais quentes e com orientação no pelo, o que pode fazer parecer que estão “manchados” quando se encosta e desencosta. O bouclé é um tipo de tecido que está muito na moda e que lhe permite conjugar diferentes tons. É mais fresco e está sempre impecável. No caso de ter alergias, o tecido da sua cama é sem dúvida um ponto importantíssimo. O tecido já por si acumula mais pó do que a madeira, pelo que é essencial procurar uma solução antialérgica e respirável. Contudo, um tecido ideal para alergias é a pele genuína ou sintética que por ser menos texturada absorve menos pó e é mais fácil de limpar.

No que se refere a tecido para roupa de cama é importante ter em consideração o seguinte: quanto maior o número total de fios da roupa de cama, mais suave esta é. Um thread count (TC) entre 180-280 fios pode ser considerado tecido de excelente qualidade.

Por norma o algodão é o material mais utilizado na roupa de cama por ser um tecido macio, antialérgico e respirável. Quando estiver a escolher procure as letras TC e tenha em atenção o número que está à frente.

A cama Avery da Jetclass é, também, um must-have! Agora só tem de escolher a coordenação de tecidos que mais gostar!

Cama Avery | Mesas de Cabeceira Oxford

 

Como escolher o tecido ideal para quem tem alergias

Para quem é alérgico a escolha de tecido é crucial! Quem tem a pele sensível ou sofre com alergias sabe que tudo pode ser motivo para deixar a pele irritada.

O algodão é a chave! Um tecido 100% natural que deixa a pele respirar, enfraquecendo a acumulação de poeiras e ácaros.

A seda também tem uma enorme procura devido às suas propriedades antialérgicas. Costuma ser bastante suave e agradável para a pele.

O cetim, como é um tecido que costuma ter como base o algodão ou a seda, também é considerado antialérgico.

A par destes tecidos existem o linho e a microfibra que são ótimas soluções para quem sofre com as alergias.

Ainda assim, quando estiver a escolher o seu tecido procure pela indicação antialérgico e respirável.

Cama Moon | Mesa de Cabeceira Amèlie | Candeeiro Suspenso Bubbles | Cadeirão Blake

 

Como escolher o tecido ideal para quem tem animais de estimação

Para quem tem animais em casa é importante ter um tecido resistente e fácil de limpar. Às vezes torna-se difícil ensinar os nossos amigos a terem cuidado ao irem parar ao conforto de um sofá!

O Acquablock é um tecido impermeável feito com base em poliéster e algodão e que tem um toque suave quando comparado com outros tecidos para animais. É à prova de arranhões e tem ainda resistência ao sol. Este tecido torna-se ideal para quem tem animais de estimação devido ao facto de ser muito resistente e de fácil limpeza e manutenção.

Assim como o Acquablock, tecidos como couro e os sintéticos são excelentes opções. A riscar da sua lista devem estar: Chenille, Jacquard, Linho, Veludo e Camurça.

Todavia, atualmente existem muitas opções pensadas nos animais e o ideal será procurar essa indicação na especificidade do tecido e aconselhar-se com um profissional.

Sofá Curvo Bohème | Maple Bohème | Mesas de Apoio Noho | Mesa de Centro Noho | Mesa de Centro Ignis | Pouf Scott | Candeeiro de Pé Christie

 

Agora já tem a fórmula para escolher o tecido ideal para a sua decoração! Precisa de mais sugestões ou informações? Fale connosco!