O tempo que passamos em casa é, nos dias que correm, muito maior, portanto é necessário que se sinta bem no seu lar.

Uma excelente forma de mudar o ambiente de sua casa é através do uso de objetos de arte. Poderá trazer um toque de requinte à decoração de interiores através de pequenas alterações que irão fazer toda a diferença e que tornarão o espaço de sua casa mais agradável e com mais identidade.

Quer saber como usar arte na decoração de sua casa? Nós damos-lhe algumas dicas!

As peças artísticas permitem destacar os revestimentos e valorizar o mobiliário. Na altura de pensar, de que forma poderá enquadrar arte na decoração de interiores, tem de ter em conta três fatores essenciais: o estilo da sua casa ou do espaço, como e onde posicionar as artes nos ambientes e, por último, de que forma as condições inerentes poderão afetar a conservação do objeto.

Os quadros são uma ótima opção para a sua decoração. Podem ser posicionados nas paredes, em móveis ou mesmo junto ao chão. Podem ser usados de forma isolada nas paredes, ou até de forma agrupada e podem valorizar a restante decoração de interiores de sua casa.

A Jetclass, junto com o seu parceiro Art Concepts London, mostra-lhe algumas sugestões de como utilizar arte na sua decoração. Afinal de contas, a arte e o design de interiores trabalham lado a lado na criação de ambientes de sonho.

 

Quadros para cada tipo de decoração de interiores

O tema da arte deve enquadrar-se com o estilo de decoração predominante da divisão onde o irá colocar. Quadros que retratam natureza morta, paisagens ou que tenham um estilo renascentista enquadram-se perfeitamente com decorações clássicas ou mais tradicionais. Já no caso de termos uma decoração de interiores mais moderna, podemos tirar partido de quadros que tenham um estilo mais abstrato ou com cores mais vibrantes.

Há certos detalhes que podemos encontrar no nosso estilo de decoração que podem tornar-se úteis na escolha da arte pela qual vamos optar.

Este quadro, do artista Antonio Mora, é um excelente exemplo de como podemos criar uma linha de ligação entre os detalhes arquitetónicos e arte com inspirações semelhantes.

Aparador Azure | Quadro de Antonio Mora

 

Outro tipo de quadros que podem enquadrar-se com vários estilos de decoração de interiores são os que fazem uso de frases, artes tipográficas. O importante, neste estilo de quadros, é que as cores do mesmo e a sua tipografia combinem com o restante ambiente.

Se procura quadros deste estilo, Ralph Ueltzhoeffer’s é o artista ideal para si. Os seus quadros enquadram-se perfeitamente em decorações mais modernas e minimalistas. Este usa rostos de artistas, mundialmente famosos, com as suas biografias escritas.

Estes quadros combinam perfeitamente tanto com cores mais neutras como com as cores mais vibrantes. Quanto à restante decoração, se estivermos a falar da decoração de interiores de uma sala, o sofá Bohème da Jetclass, com o seu estilo cosmopolita, é um ótimo exemplo de mobiliário que se enquadra perfeitamente com esta arte.

Sofá Bohème | Mesa de Centro Mille | Cadeirão Draper | Móvel TV Triny | Kate Moss por Ralph Ueltzhoeffer’s

 

Cores como arte de decoração

Relativamente às cores é importante manter uma harmonia entre as cores do quadro e as cores da decoração. Isto não significa que têm de ser exatamente iguais, no entanto, é importante existir alguma similaridade entre os elementos.
A similaridade através do tema, cor ou certos padrões são essenciais para obtermos harmonia na decoração.

A artista Sophie Derrick é conhecida pela originalidade dos seus retratos e das cores vibrantes de que faz uso. Nestes casos pode combinar a cor do quadro com o mobiliário encontrando, desta forma, o equilíbrio desejado. No exemplo infra, os fortes tons rosas do quadro combinam com o tecido do canapé Scott da Jetclass.

Canapé Scott  | Cadeirão Valentina | Secretária Loft | Cadeira Jackie | Quadro de Sophie Derrick

O quadro da artista Kim Rose também pode ser uma boa opção caso queira um quadro mais minimalista para combinar com a sua decoração. Fazendo uso das cores e de padrões que possa encontrar na decoração de interiores da sua divisão, este quadro será certamente uma excelente opção. A forma como o coloca também tem importância para dar mais destaque a este detalhe da sua decoração.

Nesta inspiração que lhe propomos encontramos o equilíbrio perfeito entre o aço inox dourado dos candeeiros suspensos La Scala e o tom escuro da mesa de jantar Triny I com o quadro.

Mesa de Jantar Triny I | Cadeiras Collins | Candeeiros Suspensos La Scala | Quadro de Kim Rose

 

Como pode comprovar através deste artigo é fácil perceber como pode usar arte na sua decoração de interiores! Lembre-se que deve sempre realçar o ambiente através do uso da arte demonstrando o seu estilo e mantendo a harmonia na decoração.

As peças de arte mencionadas neste artigo estão disponíveis pela Art Concepts London, parceira da Jetclass. Se quiser incluir arte na sua decoração e precisar de ajuda de profissionais não hesite em contactar-nos!