Há séculos que se utilizam espelhos para iluminar e aumentar a perceção de espaço de uma divisão. Este truque relativamente simples está acessível a qualquer um e permite, muito facilmente, dar um ar de espaço renovado.

Decorar com espelhos exige, contudo, ponderação. Estes podem fazer a diferença em divisões que carecem de espaço, oferecendo assim um acréscimo de conforto e bem-estar.

Apresentamos-lhe agora algumas das principais dicas que deve ter em consideração na utilização de espelhos e como os pode utilizar para criar um efeito verdadeiramente surpreendente.

 

Coloque-os Opostos a Uma Janela

A colocação de espelhos opostos às janelas resulta numa maior sensação de espaço em qualquer divisão. A projeção da iluminação natural é benéfica criando assim um efeito que colmata algumas particularidades existentes em espaços mais escuros.

O reflexo da luz natural cria uma sensação de maior dimensão em qualquer divisão, a qual resulta num espaço mais aprazível. Neste ponto, é essencial estudar bem cada divisão e qual o espelho a colocar e a posição da qual mais beneficiará.

Descrição da imagem: Decorar com espelhos: sala de jantar com espelho por cima de aparador oposto a janela.

 

Pense em Grande

Para quê optar por um pequeno e modesto espelho quando pode dar toda uma nova vida às paredes com um espelho grande?

Neste aspeto, “mais é mais”. Quanto maior o espelho, mais benefícios obterá para a divisão em causa. Também neste ponto, apenas se aplica um conselho prático para obter o máximo efeito de decorar com espelhos: opte por um de grandes dimensões, mas com uma moldura pequena.

 

Considere o Estilo

Ao pensar na decoração de um espaço, é natural que comece por ponderar colocar quadros ou fotografias nas paredes. Todavia, ao optar por decorar com espelhos como complemento ou substituto a essa abordagem tradicional, usufrui de um estilo distinto.

Descrição da imagem: Decorar com espelhos e criar o estilo desejado. Um espelho geométrico e sui generis.

Para aliar o clássico ao moderno, opções como o espelho TV Disco surpreenderão qualquer visita. Um espelho de parede que tem uma TV incorporada e um sistema de som de alta definição não são o tipo de reflexo com que se depare todos os dias.

Descrição da imagem: decorar com espelhos tv numa sala de jantar em tons verde-água.

 

Posicionamento Perfeito

A posição de colocação de um espelho também importa. Faça os possíveis para o colocar ao nível dos olhos e considere a altura das paredes da divisão onde os pretende instalar, jogando tanto com o horizontal como com o vertical.

Nada como consultar algumas das melhores sugestões da Imovirtual para colocar espelhos nos melhores locais da casa.

Descrição da imagem: decorar com espelhos numa sala de jantar, colocando espelho por cima de aparador.

 

Pense na Decoração

Existem espelhos para todos os gostos e feitios, pelo que será recomendável que namore alguns estilos antes de avançar e forrar a sua parede com estes artigos.

Um dos segredos de decorar com espelhos é conseguir criar um estilo neutro, pois assim, não terá dificuldades em remodelar a casa a qualquer momento. Já opções mais ornamentadas poderão exigir ponderação ao trocar os móveis ou papéis de parede.

Descrição da imagem: decorar com espelhos em halls de entrada, colocados por cima de consola.

Se pensar na forma como os espelhos foram utilizados ao longo de séculos em palácios um pouco por todo o mundo, verifica que a sua presença acrescentou dimensão a estes espaços.

Desde extensos corredores, até salões de baile, são artigos que vão muito para além da capacidade de nos devolverem o nosso reflexo. Ao devolverem a luz à sua origem, ou dirigirem-na para outro ponto de uma divisão, estão a criar um espaço mais agradável, convidativo e no qual se sentirá melhor do que em qualquer outro.

 

Como vê, decorar com espelhos tem alguns segredos, mas nada que não consiga fazer com um pouco de ajuda. Gostou destas dicas? Então, mantenha-se a par de todas as nossas ideias de decoração subscrevendo a newsletter no formulário do rodapé.