As tendências vão e voltam, mas o rattan veio para ficar!

Este material regressa às mais variadas decorações e exalta-as transpondo consigo uma sensação de peças de arte e de embelezamento para o interior da casa. A preferência notória pelo rattan advém do desejo de estar mais próximo da natureza, sendo uma peça de contraste num espaço clássico entre os objetos e móveis escolhidos.

Os vários tipos de vime resultam da técnica de entrançar fibras de origem vegetal, como o bambu. No caso do rattan, este é conseguido através de uma fibra vegetal natural da palmeira Calamus Rotang, que cresce no sudoeste da Ásia. Além da beleza e charme que confere num ambiente interior, este é um material resistente e de elevada longevidade com um caráter sustentável e ecologicamente correto – a planta que lhe dá origem é considerada como predador de outras que são essenciais ao equilíbrio dos ecossistemas, pelo que o seu uso liberta as florestas desta predação. Mais ainda, a sua leveza permite alterar os ambientes em que se encontra sem grande dificuldade.

Cadeira PierreMesa de Jantar Amber

O rattan pode ser combinado com vários estilos de decoração uma vez que adiciona riqueza e textura ao espaço, proporcionando uma sensação autêntica quando é deixado na sua cor natural. Esta fibra caracteriza-se pela resistência e durabilidade, tornando-se uma das melhores opções para produção de mobiliário e objetos, quer sejam de decoração, quer tenham um propósito mais funcional. Há uma infinita possibilidade de mobiliário em rattan desde cabeceiras de cama, a cadeiras, poltronas, sofás, candeeiros, mesas de centro, mesas de apoio e muitos outros. Na verdade, a imaginação é o limite e fica a cargo do criativo decidir como vai incorporar este material nas suas peças. Deste modo, os objetos de decoração e organização não são exceção e também têm tido cada vez mais a presença do Rattan na sua composição, sendo possível encontrar cestos, caixas organizadoras, bandejas, espelhos e outros onde este material é o personagem principal.

Não existe uma regra para o uso e combinação de peças em Rattan, depende do gosto pessoal e talento para a decoração. Precisa de inspiração? Veja as nossas sugestões abaixo.

 

Prefere um estilo minimalista? Coloque pequenos apontamentos com este material e crie contraste nas divisões da sua casa.

Cadeirão Pierre | Estante Jazz

 

É apaixonado por casas rústicas? Opte por mobiliário e peças de decoração onde o rattan é a estrela e crie assim uma atmosfera acolhedora.

Cabeceira CharmeBanqueta KyroMesa de cabeceira Jade

 

Sente-se inspirado pelo estilo boémio? Aposte na mistura de cores expressivas, têxteis adornados e peças artesanais.

Biombo especialConsola JazzEspelhos KubrickEstantes WestonSofá Da Vinci

A utilização de apontamentos em rattan na decoração das divisões da sua casa transmite conforto e aconchego. Por outro lado, a sua textura e forma curva conferem um ar de sofisticação e contemporaneidade à decoração.

Sente-se inspirado?

Visite o nosso website e veja o nosso mobiliário em rattan que de certeza embelezará a sua decoração.