Desde há muito que a madeira está presente no design de interiores, ou não tivesse sido o primeiro material de construção dos móveis. Acontece que, com as diferentes modas, durante alguns períodos, a madeira na sua forma natural passou para segundo plano e foi substituída por lacados, melaminas e outros.

Atualmente, existem diversos fatores que impulsionaram o ressurgimento deste material como uma tendência de design de interiores 2022. Vamos ver quais são estes? Continue a acompanhar.

 

Cocooning

O contexto atual em que vivemos levou-nos a passar mais tempo em casa, tendo até alguns de nós mudado o nosso local de trabalho para a sala de estar ou criado um pequeno home office. Com isto, há uma necessidade de bem-estar no lar que antes era mais passageira. Assim, a procura pelo conforto e aconchego são fatores preponderantes de quem está a fazer uma decoração ou redecoração. O cocooning é isto mesmo – menos socialização, mais valorização do lar e procura pelo bem-estar. Este movimento é uma das tendências comportamentais do século!

As madeiras não podiam ser mais indicadas para os amantes de cocooning. As suas cores de variações de castanho e formas orgânicas são naturalmente propensas a sensações de aconchego e bem-estar. Se pretender espaços mais leves e frescos opte pelo carvalho ou oliveira, por exemplo. Se, por outro lado, quer mesmo criar um ambiente muito caloroso, opte por madeiras mais escuras e com tons de amarelo e vermelho, como é o pau-ferro e o ébano. Se quiser algo mais intermédio, a nogueira é uma excelente opção.

Descrição da imagem: home office com secretária em madeira pau-ferro, tendências de design de interiores 2022.

Descrição da imagem: home office com secretária e cadeirões em madeira pau-ferro, tendências de design de interiores 2022.

 

Fusão com a Natureza

Muito se houve falar de sustentabilidade e a verdade é que as próximas gerações terão outra consciência, que até hoje foi muito fugaz. Mas a sustentabilidade já é o hoje e há sem sombra de dúvida um aumento da preocupação com a natureza. Esta consciência ecológica não se prende apenas com o impacto que o consumo humano tem na natureza, como leva também a uma maior fusão com a mãe-terra. Deste modo, podemos dizer que a natureza é uma das tendências de design de interiores 2022. Evidentemente, que esta leva a que a madeira seja impulsionada como material tendência! Mas não se preocupe, pode ter madeira em sua casa com um impacto mínimo no planeta.

Se preferir madeiras maciças dizemos-lhe que apenas há uma floresta sustentável em toda a Europa. Assim, a nossa sugestão é que procure por peças de que gosta para os seus projetos em espaços de segunda mão ou vintage.

Contudo, hoje há mobiliário novo fabricado com MDF que é muito durável e de elevada qualidade. Procure uma empresa com certificação de materiais FSC, por exemplo, para ter a certeza de que as suas preocupações ambientais são tidas em conta. E, para que tenha um móvel que cumpra as tendências de design de interiores 2022, acabe-o com folha de madeira! Dentro da oferta da empresa, procure saber se a folha de madeira é de origem natural ou sintética e também se tem certificação amiga do ambiente.

Descrição da imagem: sala de estar com estante em madeira de carvalho, tendências de design de interiores 2022.

 

Slow Fashion

O movimento slow fashion é mais uma tendência de consumo que se irá prolongar pelos próximos anos. Esta deriva das preocupações ambientais e ainda que tenha tido origem na moda, transpõe-se para o design de interiores. Na moda, durante muitos anos, fomos incentivados a comprar em quantidade e descurar a qualidade. Sendo esta uma das indústrias mais poluentes do mundo, há uma urgência em inverter este comportamento. Surge assim o movimento slow fashion, traduzindo: moda lenta.

Ao apostarmos em materiais de boa qualidade, compramos menos e estamos a diminuir a nossa pegada ambiental. Procure empresas que lhe proporcionam uma oferta durável e intemporal. E é aqui que chegamos às madeiras. Como já referimos, este material tendência de design de interiores 2022 é atemporal e está presente desde os primórdios do mobiliário. Opte por madeiras que não passem de moda facilmente, como o pau-ferro, a nogueira, o carvalho ou o wengue. E se é fã de mudanças algo frequentes, procure fazê-lo com elementos mais pequenos e que vão na mesma encher o espaço de personalidade – elementos decorativos, cores de paredes ou papéis-de-parede e até a própria natureza trazendo plantas e flores naturais para dentro de portas!

Descrição da imagem: aparador com folha de madeira olho-de-perdiz, tendências de design de interiores 2022.

 

Conseguimos inspirá-lo? Ótimo! Convidamos a que prolongue os seus momentos de inspiração visitando outros artigos do nosso blog.

Se está interessado em descobrir mais tendências de design de interiores 2022 não deixe de ler os nossos artigos sobre os materiais rattan e metal.

Por fim, desafiamos a que se inscreva na nossa newsletter, no formulário do rodapé, para se manter a par de todas as novidades que temos para si.